segunda-feira, 25 de abril de 2011

Perigo nas academias

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter a saúde e desenvolver diversas partes do corpo, porém a pessoa deve conhecer os seus limites para não ser prejudicada. Ir academia  já se tornou um hábito comum para aqueles que desejam ter um bom condicionamento e boa forma física, mas é importante ter cuidado durante a prática de atividades. 
Deve-se seguir as orientações do personal trainer, procurando agir de uma forma que não ofereça riscos de acontecer lesões ou colabore para um caso de hipotrofia muscular. Alguns dessas lesões podem fazer as pessoas pararem nas mesas de cirurgia, se não tratada desde o início.  Os jovens também correm riscos pela prática em excesso, como problemas no crescimento, pois ele acaba tirando as vitaminas e força necessárias no seu desenvolvimento para ajudar crescimento dos múcuslos.
Segundo Vânia Almeida, educadora física e autora do blog Cuidando do Corpo, o principal perigo da academia é a euforia. "As pessoas correm atrás de um 'corpo perfeito' de maneira 'cega', inconsequente". E isso pode provocar lesões muitas vezes irreversíveis.
As pessoas que estão nessa euforia e buscam cegamente pelo 'corpo perfeito' muitas vezes recorrem ao uso de anabolizantes, pois não satisfeitas com os progressos trazido pela academia, buscam uma maneira de auxiliar e acelerar o processo. 
O uso de anabolizantes em academias é preocupante, além de poder levar a pessoa a dependência do produto, ela trás inúmeros efeitos colaterais. Em uma pesquisa realizada no Reino Unido, algumas pessoas que usam anabolizantes apresentaram diferentes efeitos colaterais como atrofia dos testículos, ginecomastia (crescimento das mamas no homem), ficuldade para dormir, hipertensão arterial ,  lesões tendinosas, sangramento nasal e refriados frequentes. As pessoas que pararam de usar os medicamentos também relataram tonturas, fraqueza, dores articulares e perda da libido, após pararem com as doses.
Cabe aos profissionais responsáveis nos informar dos perigos que a prática de exercícios pode trazer e os efeitos que os anabolizantes fazem em nossos corpos. A prática de exercícios acompanhada por um profissional, com métodos e ciclos de treinamento inteligente podem trazer grandes resultados, que não se utilizam de anabolizantes e lesões, fazendo grande bem a saúde e ao corpo.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Guarda Popular

          Hoje, falaremos sobre torcidas de futebol. Dentre várias torcidas do mundo, hoje falaremos da torcida do Sport Club Internacional, a grande Guarda Popular. Embora não sendo uma torcida organizada efetivamente, é uma barra brava com muita organização e sintonia com seus cantos e principalmente com seu clube.
          A Guarda Popular, diferentemente da maioria das outras torcidas do Brasil, é uum grupo de torcedores colorados que se reunem atrás do gol com o único objetivo de incentivar o Colorado. A Guarda possui faixas verticais vindas da parte superior do estádio até a parte mais inferior da inferior. Algumas outras faixas são colocadas na horizontal em cima das verticais citadas anteriormente. Uma das mais famosas é uma com os dizeres "Bem-vindos ao Inferno" referindo-se ao Beira-Rio com o objetivo de pressionar o time adversário.
          A principal característica da Guarda Popular é o incentivo incansavel, cantando músicas compostas por seus componentes que falam no amor pelo clube, incentivo a ele e louvor aos ídolos do presente e do passado. Bandeiras, dezenas de outras faixas e sinalizadores fazem a Guarda Popular ainda mais bonita em dias de jogos do Inter. Abaixo, veremos uma foto da Popular incentivando o Inter em mais um jogo.







           E aqui abaixo, um dos cantos mais conhecidos da Guarda Popular: Minha Camisa Vermelha. Obrigado a todos leitores.

domingo, 3 de abril de 2011

A saúde começa na alimentação

Essa reportagem, tirada do site português pt.shvoong.com, fala sobre a importância de uma boa alimentação na vida de um ser humano. Além do excesso de alguns fatores comestíveis ricos em calorias, o texto relata também o tabaco como um dos fatores que leva a obesidade. O texto citado aqui, está disponível para sua leitura logo abaixo e é bom prestar muita atenção, porque a saúde começa na alimentação. Obrigado, e esperamos que gostem.

_______________________________________________________________________

Hábitos alimentares incorretos desde a infância. A sociedade atual impõe determinados hábitos alimentares condicionantes, em grande parte, do excesso de peso e da obesidade. A obesidade e o excesso de peso se devem à interação entre fatores genéticos e ambientais (apenas um número mínimo de casos se reportam a outras causas, como doenças endócrinas, síndromes genéticos, tumores, e outras). A necessidade de trabalho, a falta de tempo, e por outros motivos, as pessoas são obrigadas a comer fora de casa, alimentação rica principalmente em calorias; O tabaco é outro dos fatores que se destaca na sociedade em relação ao excesso de peso. Ocorre o aumento de peso quando a pessoa deixa o hábito, modificando o seu metabolismo; Outro hábito relevante é o consumo de álcool; A energia fornecida pelos alimentos ingeridos, que passa a estar em excesso, é, por isso, armazenada, favorecendo o aumento de peso. Tanto a obesidade como o excesso de peso são fatores que intervêm de forma significativa na evolução e prognóstico de diversas doenças, que devem ser levadas em conta, no programa de emagrecimento. O conhecimento destas e da respectiva medicação levará a atuar de formas diferentes. Sempre que a energia proveniente da alimentação for superior àquela que se gasta, as calorias excedentes armazenam-se no tecido adiposo sob a forma de gordura. Pode se dizer que qualquer tipo de comida pode engordar dependendo da quantidade ingerida. O pão, as batatas, as leguminosas secas como o grão e o feijão, o arroz e a massa não são os vilões. São alimentos que devem entrar em quantidade suficiente na alimentação, porque são ricos em hidratos de carbono, que devem contribuir com mais de 55% para o total energético diário. Já os alimentos ricos em gordura, seja de adição (margarina, óleo, azeite, natas, manteiga) ou de constituição (a que faz parte dos alimentos), são facilmente portadores de calorias extras que rapidamente são armazenadas no organismo, aumentando a gordura corporal. Molhos gordos, salsicharia e recheados, queijos, doces, algumas carnes e peixes, fritos, folhados, refeições pré-preparadas, bolachas, manteiga e margarina para untar e cozinhar, são exemplos de alimentos que contribuem para aumentar muito o valor calórico de uma refeição, por menor que ela seja. A gordura alimentar ingerida, além das nossas (pequenas) necessidades de ácidos gordos essenciais, é armazenada de uma forma muito eficiente, ou seja, sem grande esforço por parte do organismo.
Os alimentos e bebidas muito doces também são responsáveis por aumentar muito o valor calórico de uma refeição, podendo estimular o apetite e, por isso, contribuir para o ganho de peso. É de suma importância aprender a controlar a alimentação para se ter boa saúde.