Essa reportagem, tirada do site português
pt.shvoong.com, fala sobre a importância de uma boa alimentação na vida de um ser humano. Além do excesso de alguns fatores comestíveis ricos em calorias, o texto relata também o tabaco como um dos fatores que leva a obesidade. O texto citado aqui, está disponível para sua leitura logo abaixo e é bom prestar muita atenção, porque a saúde começa na alimentação. Obrigado, e esperamos que gostem.
_______________________________________________________________________
Hábitos alimentares incorretos desde a infância. A sociedade atual impõe determinados hábitos alimentares condicionantes, em grande parte, do excesso de peso e da obesidade. A obesidade e o excesso de peso se devem à interação entre fatores genéticos e ambientais (apenas um número mínimo de casos se reportam a outras causas, como doenças endócrinas, síndromes genéticos, tumores, e outras). A necessidade de trabalho, a falta de tempo, e por outros motivos, as pessoas são obrigadas a comer fora de casa, alimentação rica principalmente em calorias; O tabaco é outro dos fatores que se destaca na sociedade em relação ao excesso de peso. Ocorre o aumento de peso quando a pessoa deixa o hábito, modificando o seu metabolismo; Outro hábito relevante é o consumo de álcool; A energia fornecida pelos alimentos ingeridos, que passa a estar em excesso, é, por isso, armazenada, favorecendo o aumento de peso. Tanto a obesidade como o excesso de peso são fatores que intervêm de forma significativa na evolução e prognóstico de diversas doenças, que devem ser levadas em conta, no programa de emagrecimento. O conhecimento destas e da respectiva medicação levará a atuar de formas diferentes. Sempre que a energia proveniente da alimentação for superior àquela que se gasta, as calorias excedentes armazenam-se no tecido adiposo sob a forma de gordura. Pode se dizer que qualquer tipo de comida pode engordar dependendo da quantidade ingerida. O pão, as batatas, as leguminosas secas como o grão e o feijão, o arroz e a massa não são os vilões. São alimentos que devem entrar em quantidade suficiente na alimentação, porque são ricos em hidratos de carbono, que devem contribuir com mais de 55% para o total energético diário. Já os alimentos ricos em gordura, seja de adição (margarina, óleo, azeite, natas, manteiga) ou de constituição (a que faz parte dos alimentos), são facilmente portadores de calorias extras que rapidamente são armazenadas no organismo, aumentando a gordura corporal. Molhos gordos, salsicharia e recheados, queijos, doces, algumas carnes e peixes, fritos, folhados, refeições pré-preparadas, bolachas, manteiga e margarina para untar e cozinhar, são exemplos de alimentos que contribuem para aumentar muito o valor calórico de uma refeição, por menor que ela seja. A gordura alimentar ingerida, além das nossas (pequenas) necessidades de ácidos gordos essenciais, é armazenada de uma forma muito eficiente, ou seja, sem grande esforço por parte do organismo.
Os alimentos e bebidas muito doces também são responsáveis por aumentar muito o valor calórico de uma refeição, podendo estimular o apetite e, por isso, contribuir para o ganho de peso. É de suma importância aprender a controlar a alimentação para se ter boa saúde.
Pessoal, procurem sempre ilustrar as postagens com imagens, isso deixa mais atrativo.
ResponderExcluir